Friday, June 8, 2007

Actividade da ASAE no concelho de Tondela em 2006


187,97 Kg de produtos alimentares no valor de 1133,27 €. Foi este o total apreendido pela ASAE numa acção de fiscalização a 19 estabelecimentos de comercialização de produtos alimentares no concelho de Tondela. Foram instaurados 9 processos de contra-ordenação que se deveram essencialmente a:
Falta de asseio e higiene: a higiene é dos pontos mais importantes relacionados com a alimentação, pelo que o seu desleixo pode levar a graves problemas de saúde.
Falta de condições técnico-funcionais: são exemplos arcas frigoríficas que não asseguram uma boa conservação de alimentos.
Falta de requisitos em géneros alimentícios: há produtos com falta de condições e com mau aspecto como, por exemplo, pacotes com bolachas esmigalhadas, arroz com pó, etc.
Falta de implementação de HACCP: Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controlo, (do Inglês Hazard Analysis and Critical Control Points), é um sistema de segurança alimentar com o objectivo de prevenir ou minimizar os riscos alimentares, através do controlo dos factores como contaminações químicas, físicas ou biológicas dos alimentos capazes de prejudicar a qualidade dos mesmos. Pontos críticos de controlo comuns são, por exemplo, a entrega ou transporte dos produtos alimentares e o armazenamento de produtos alimentares.
Falta de formação: há trabalhadores sem aptidões para manusearem certos tipos de alimentos. Existem cursos de formação específicos que podem ser frequentados pelos trabalhadores.
Falta de alvarás: falta de licenças para a venda de determinados produtos.
Falta de rotulagem de preços e da marca de identificação de géneros alimentícios.
Falta de registo e de rotulagem na carne bovina.
Falta de licença para a sala de desmancha:
particularmente importante em matadouros.
Circulação indevida de carnes frescas.

Ao entrar numa superfície comercial de produtos alimentares procure reparar na informação relativa a higiene e segurança alimentar.

Fonte: dados da ASAE.

No comments: